marinho

Liberdade de imprensa?

Se tratando do mês da Liberdade de Imprensa, resolvo fazer um texto deixando aqui uma opinião a respeito disso tudo.

O Jornalista

Uma pessoa que se dedica a divulgar informações de importância para a população como um todo. Através dessa figura o mundo ficou sabendo da guerra entre Vietnã e a maior potência mundial, os EUA, o mundo ficou sabendo sobre os atentados de 11 de Setembro, também sobre a invasão do Iraque, a queda do avião da Air France, as movimentações na Primavera Árabe, dentre outros diversos acontecimentos de grande importância.
Em razão de minha grande afeição pela função do jornalista, resolvi há um bom tempo cursar Jornalismo, e aqui estou, em ano de vestibular.

A Desilusão

O único problema na decisão de cursar Jornalismo é que fui atrás de tudo a respeito do jornalismo brasileiro e, bom, digamos que não encontrei muita coisa boa.
Longe de renegar o glorioso passado deste ofício no país – Salve Vlado Herzog! -, mas ao olharmos para o cenário atual, nos deparamos com a podridão da manipulação da informação a favor dos interesses da elite fascista que domina a mídia tupiniquim.
Desde o financiamento da ditadura pela mídia de direita, até a manipulação das eleições de 89, a imprensa brasileira vem cumprindo um papel nem um pouco a favor da nação, mas sim a favor de poucas pessoas, pessoas que têm o poder nas mãos, que têm alianças políticas, que dominam a informação e a distorcem unicamente a favor de seus próprios interesses.

Liberdade de Imprensa?

Neste mês foi comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (03/05), data em que as organizações de representantes da imprensa mundial cobra dos governos mais liberdade para os órgãos de imprensa em seus respectivos países.
Tendo em vista tudo que foi apresentado na parte onde falo de desilusão com o Jornalismo, me vem à mente apenas uma coisa:
Mais vale um país com imprensa parcialmente livre, mas que esteja de acordo com a verdade, que seja íntegra, séria, e que cumpra sua principal e real função, a disseminação da informação, limpa e para todos do que um país onde a imprensa é totalmente livre, não tem compromisso com a verdade e manipula as informações de acordo com os interesses da elite.

Conclusão

É apenas uma reflexão que me leva a crer que o que realmente necessitamos é de uma imprensa livre da sujeira das elites, não de mais liberdade para a imprensa que já é solta demais no Brasil.

Um pensamento sobre “Liberdade de imprensa?

  1. Pingback: #VejaTemMedo: O envolvimento da mídia no caso Cachoeira | OkayLG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s