6313042161_0a90665ac0_b

Belo Monte nos foi empurrada goela abaixo

O Governo Federal está lapidando sua futura garota propaganda internacional, a usina de Belo Monte. Os erros nos documentos de licenciamento da obra não são noticiados. Hoje vemos a mídia de direito se unindo ao governo de esquerda (?) para criticar quem critica a obra que pretende deixar o governo mais famoso lá fora e os bolsos dos empresários das empresas do consórcio Norte Energia ainda mais cheios.
Não se trata apenas de um crime, são muitos crimes. Crimes sociais e ambientais sendo executados pelo próprio governo. A desculpa usada é a de que “o Brasil precisa da energia que será gerada por Belo Monte”. Ninguém fala em como anda a situação das nossas redes de transmissão de energia, no quanto de dinheiro se perde trazendo energia de locais distante por termos uma rede sucateada.
Organizar a casa não é a prioridade do governo, ao que parece sua prioridade é tratar bem aqueles que financiam seus movimentos, e eu não falo de cidadãos de bem, mas sim das empreiteiras milionárias que monopolizam esse país.
Muitos dizem que o dano social não existe, que a população de Altamira não será afetada. Realmente não será, já é! Diversos depoimentos da população local revelam que Altamira virou o canteiro de obras mais desorganizado desse país, sendo terra de grandes prostíbulos que alimentam os peões de Belo Monte, de crescimento desordenado, da incapacidade da polícia local de controlar tamanho número de crimes. Sem falar nos indígenas, a tecla tantas vezes pressionada. O governo maqueia seus documentos dizendo que esse povo pouco será afetado, mas a realidade observada é contrastante. A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) só existe na teoria, já que os índios não obtém seu apoio. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) é comandado pelos interesses do governo, de modo que licenças ambientais jorrem de seus escritórios. Algumas vezes até sem licença as obras continuam sendo tocadas.
A distorção do custeamento das obras então é outro ponto ainda mais delicado, já que envolve o bolso de todos. O governo que tanto criticou a privataria tucana hoje ajuda empresas privadas a ganharem muito dinheiro às nossas custas de forma ilícita. Sinceramente não sei onde isso tudo vai parar, voltar ao passado tucano não podemos, continuar com essa manipulação do governo petista pelas cabeças milionárias – as mesmas que promoviam a privataria – também é arriscado.
Quem dera o Brasil estivesse presenciando os crimes envolvendo Belo Monte como novidade. Tudo que vemos aqui é mais do mesmo! Aconteceu com a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau. O governo mudou? Nada! Nem vai mudar! A sociedade precisa mudar antes. Se faz urgente a mobilização social em torno da questão política do país. Devemos fazer a presidenta aproveitar o fôlego que está mostrando nas faxinas dos ministérios para fazer uma completa reforma política nesse país que há tanto tempo clama por isso. Eu quero não acreditar que esse partido que hoje governa nosso país não tenha virado para o lado oposto da ponte, que esse governo seja mesmo o governo do povo, que não tenha se tornado o governo dos endinheirados.

Um pensamento sobre “Belo Monte nos foi empurrada goela abaixo

  1. Pingback: Sobre a greve da PM na Bahia e no Rio de Janeiro | OkayLG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s