midia

A relação de amor entre mídia brasileira e a politicagem

No Brasil existem dois tipos de mídia: a mídia governamental, que é comandada pelo governo, e a mídia da politicagem, que manipula os governos. Na nossa história recente o maior exemplo do segundo tipo de mídia é a Rede Globo, que surgiu da fortuna de um magnata das comunicações com a grande ajuda da politicagem. Roberto Marinho não só obteve ajuda da politicagem, como também fez uso da politicagem para manipular governos desde a criação da TV no Brasil, passando pelo financiamento da ditadura, pela sua queda planejada de forma que beneficiasse a sua empresa, pelas alianças feitas após a época de repressão, até os dias de hoje, com uma repressão maqueada.

Apesar do exemplo utilizar a Rede Globo, a mídia brasileira é quase toda envolvida com politicagem, vide o site “Donos da Mídia” para ter uma visão mais ampla da nossa realidade. O resultado de toda essa manipulação da mídia por magnatas, políticos ou não, é o cenário dos cidadãos brasileiros, que recebem e acreditam em notícias falsas, dão muita credibilidade à mídia visual, que é a que mais tem politicagem, e elegem representantes dessa mídia manipuladora.

Um exemplo prático e recente disso é o boicote da Rede Bandeirantes ao candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRB, Celso Russomano. Na pesquisa encomendada pela Bandeirantes ao Ibope no fim de 2011 o candidato sequer aparecia. A ausência de Russomano foi contestada pelo PRB, mas a Bandeirantes alegou que tem o direito de mostrar o cenário que achar melhor nas pesquisas eleitorais. Uma clara e absurda tentativa de manipular a opinião pública em relação aos resultados eleitorais, já que ninguém decide votar nos candidatos mais fracos nas pesquisas, pior ainda nos quem nem aparecem.
Em uma outra pesquisa, realizada pelo DataFolha no começo de dezembro, Russomano aparecia como o primeiro colocado em quatro dos cinco cenários. Na pesquisa Ibope/Bandeirantes a liderança esteve sempre nas mãos dos candidatos do PSDB.

O Brasil precisa de empresas midiáticas mais confiáveis o mais rápido possível, e isso não é segredo pra ninguém. É indignante ver a manipulação descarada que sofremos diariamente. A internet é nosso refúgio, ainda assim apenas para quem sabe filtrar o conteúdo que consome aqui, já que a mídia manipuladora também se faz presente no ambiente virtual. É necessária muita cautela, pense bem em quem vai eleger nas próximas eleições, pesquise a vida de seus candidatos, acompanhe tudo de perto. Não deixe que mais quatro anos se passem e você continue nas garras de prefeitos que fazem o que querem e dane-se a opinião pública, como o nosso atual prefeito, Gilberto Kassab.

Com informações de Folha.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s