00

Presidente da Foxconn chama funcionários de animais, empresa fabrica produtos da Apple, Microsoft e outras marcas

A Foxconn tem um grande histórico de exploração a funcionários. A empresa, que é contratada terceirizada por empresas como Apple, Microsoft, Sony Ericsson e várias outras para fabricar seus aparelhos, teria levado 14 funcionários a se suicidarem em 2010. Na segunda semana de janeiro de 2012 os funcionários da empresa planejavam um suicídio coletivo, envolvendo cerca de 150 trabalhadores.

A fábrica fez uma proposta para os funcionários e isso bastou para evitar o suicídio coletivo na unidade que fabrica consoles XBOX 360. Segundo informações, a proposta foi de ceder aos funcionários direitos que todo funcionário deve ter, como a opção de mudarem para outra unidade da empresa ou o encerramento do contrato, recebendo os salários referentes ao tempo que se trabalhou acrescidos de eventuais bônus.

O clima na empresa estava um pouco pior, até que Terry Gou, presidente da Foxconn, zombou na festa de fim de ano da empresa, dizendo que ele fica “com dor de cabeça em pensar em como gerir um milhão de animais”. A Foxconn, que tem um milhão de funcionários espalhados em suas fábricas enormes instaladas em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil, enviou um comunicado à imprensa dizendo:

A Hon Hai – controladora da Foxconn  – tem uma força de trabalho de mais de um milhão ao redor do mundo e como seres humanos são animais também, gerenciar um milhão de animais me dá dor-de-cabeça,” disse o CEO da Hon Hai Terry Gou em uma festa de fim de ano recente, acrescentando que ele quer aprender de Chin Shih-chien, diretor do Zoológico de Taipei, sobre como animais devem ser gerenciados.

Agora entendemos Sr. Gou! Foi tudo um mal entendido, o senhor não quis realmente ofender seus funcionários explorados! Falta de vergonha! A nossa presidenta Dilma Rousseff que tome cuidado com o presente de grego que é essa fábrica de iPads – que é da Foxconn – recém instalada em Jundiaí. Se unir a mediocridade de Terry Gou com o fascismo do nosso governador Geraldo Alckmin, teremos uma onda de exploração em níveis extremos também em terras brasileiras.

Com informações do Gizmodo e do TechTudo

Imagem: Flickr/Greenpeace_Switzerland

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s