sopa

Guerras virtuais podem soar um tanto futuristas, mas estão mais presentes do que pensamos

Muito foi falado sobre as guerras do futuro serem guerras virtuais. A verdade é que esse futuro já se faz presente, e hoje temos a certeza disso com a guerra da mais poderosa nação do mundo contra os Anonymous e seus apoiadores. Porém a guerra cibernética não começou agora, há algum tempo já vivemos isso, nunca em tão grande escala como essa, mas muitos prejuízos já se fizeram por guerras virtuais.

Lembro como se fosse ontem, quando estourou a primeira guerra virtual. O cenário era a Estônia, um país europeu com população pouco maior que a da cidade de Guarulhos, no estado de São Paulo. O motivo foi a retirada de uma estátua de um soldado soviético de uma praça na cidade de Tallinn, capital do país. O ataque partiu de hackers russos que não gostaram da retirada da estátua, em abril de 2007.

Consequências? A Estônia é o país mais conectado do mundo. Lá a internet é tão importante quanto a água, afinal os estonianos usam a rede para votar, declarar impostos, fazer ligações telefônicas, fazer compras, pagar estacionamento, controlar redes de transmissão de água e energia, entre outras coisas. Durante um mês, a Estônia sofreu ataques, chegando a ficar completamente sem conexão, sem serviços básicos que só se faziam pela internet.

Além do episódio da Estônia, há também os recentes ataques por parte de hackers chineses às redes militares dos EUA e os supostos ataques de hackers estadunidenses às redes da agência nuclear iraniana.

As guerras virtuais são coisas do presente, e estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, à medida que a internet se torna algo cada vez mais vital para todos nós.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s