hero

O que são ovos contra maçãs? Mais que consumismo, dependência!

A notícia de que clientes atacaram com ovos uma Apple Store na China repercutiu pelo mundo, mas isso não é nada que vá arranhar a imagem da grande maçã.
O motivo do ataque à loja foi puro consumismo. Foi a reação dos clientes – que estão mais para fiéis – da empresa, quando Apple cancelou o lançamento do iPhone 4S na China. Consumismo? Nesse caso eu não chamaria de consumismo, mas sim de dependência.

A empresa sediada em Cupertino, na California, é conhecida por conquistar o público de forma cativante. Hoje os clientes da Apple Inc. podem ser considerados mais que clientes, são chamados muitas vezes de fãs, é uma grande legião seguindo a filosofia de vida submissa pregada pelo seu pastor, já falecido, Steve Jobs.

É impossível negar que um iMac é melhor que um PC para profissionais que trabalham em ramos como design gráfico ou edição de vídeos, por exemplo.

O problema está nos produtos menores, como o iPhone ou o iPad, que são feitos para serem substituídos dentro de um curto intervalo de tempo. Veja o exemplo do iPhone 4, lançado em 2010 e substituído pelo iPhone 4S um ano depois.
Esse lançamento atrás de lançamento tem um nome, é a obsolescência programada. Se você tem um iPhone da primeira geração, você não tem acesso a todos os recursos e aplicativos que o iPhone de última geração tem. Tudo isso pra você gastar sempre mais, dando grande lucro à empresa.

A obsolescência programada não é uma exclusividade da Apple, isso começou com a GM na década de 20 do século passado e foi seguido por todas as grandes empresas capitalistas. O problema na Apple são os preços dos produtos. A empresa cria clientes dependentes que pagam preços absurdos por produtos que serão tidos como antigos dentro de pouquíssimo tempo, substituídos por produtos ainda mais caros.
O iPhone 4 foi lançado em setembro de 2010 no Brasil por R$ 2100 no modelo de 32GB,  o iPhone 4S foi lançado em dezembro de 2011 no Brasil custando R$ 3000 também no modelo de 32GB.

Ainda que tenha preços absurdos em produtos que logo serão obsoletos, a empresa fascina seus clientes atraindo todos e criando ideais de superioridade. Você é feliz se você tem um produto Apple, você é melhor aceito na sociedade.
Toda essa beleza é criada não só para atrair clientes, mas também para esconder um processo de fabricação que leva operários das fábricas da Foxconn – terceirizada chinesa da Apple – a níveis sub-humanos de vida, por um salário que mal consegue pagar sua alimentação.

Não é de se admirar que o cancelamento das vendas do iPhone 4S – na mesma China das fábricas que exploram os funcionários – cause uma revolta deste tamanho.
Todos estes e muitos outros estão sob as mãos dos grandes executivos da empresa, dependendo cada vez mais de seus produtos e trazendo-lhes muito dinheiro.

2 pensamentos sobre “O que são ovos contra maçãs? Mais que consumismo, dependência!

  1. So não posso concordar que um iMac é melhor que um PC para trabalhar com Design, na verdade dependendo da categoria de “Design” você so pode trabalhar com PC devido a potencia necessaria para alguns programas.

    Um PC pode ter dois monitores, ou 1 de 27 IPS com dobro de memoria, dobro de processamento de uma iMac e ainda custara menos, ambos os sistemas utilizam os mesmos programas, então isso não passa de um preciosismo muito grande de pessoas da area. E se alguem te falar que não sabe trabalhar em PC/Windows com design, ele não é apenas um babaca é um pessimo profissional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s