1211VC002

Capitalismo x Pseudo-Socialismo e o Consumismo

Bom, estava lembrando de uma discussão que tive com defensores do socialismo, e  resolvi fazer este texto. Nele vou tratar da questão do socialismo que existe hoje em dia e também dos males do capitalismo.

O socialismo tem ideais muito bonitos, mas infelizmente nunca passaram de ideias. Os países que se consideram socialistas tendem a ser repressores de ações populares, contra a liberdade de imprensa. Onde está o social nisso tudo? Alguns propagandeiam uma falsa boa condição de vida de seus cidadãos, com bons sistemas de saúde e educação, quando na verdade falta até comida em seus pratos.

Por outro lado temos o capitalismo, que cada vez mais consome nossos recursos, fomenta a desigualdade social e não obtém sucesso em sistemas de saúde, educação ou segurança, com as veladas ressalvas dos países já bem desenvolvido às custas dos mais pobres. Porém o ponto forte do capitalismo é a oportunidade que este sistema oferece às pessoas, oportunidade de crescer. No mundo capitalista todos temos a oportunidade, ao menos em nosso país, de estudar e, com esforço, ser conseguir um destaque em meio às multidões.

O problema do capitalismo está mesmo nas grandes corporações, que dominam nossas vidas de uma forma abrupta e nos torna verdadeiros consumistas, porque afinal, se não consumimos a engrenagem não gira.
O consumismo atinge níveis absurdos e nos faz reféns de nós mesmos, nos fazendo nos sentir mal quando não temos o produto X de marca Y que está na propaganda na TV ou na revista de celebridades.

Para finalizar o texto, vou insistir um pouco na questão do consumismo ilustrando-a. Há um vídeo muito interessante sobre o consumismo, ele se chama A História das Coisas e vale muito a pena ser assistido, veja abaixo.

Apesar de A História das Coisas falar sobre os Estados Unidos, a realidade no Brasil não é muito diferente. Pra quem não captou a mensagem do vídeo: “Você não pode fugir do capitalismo, você vive nele, faça a sua parte para torná-lo menos ruim!”

3 pensamentos sobre “Capitalismo x Pseudo-Socialismo e o Consumismo

  1. “No mundo capitalista todos temos a oportunidade, ao menos em nosso país, de estudar e, com esforço, ser conseguir um destaque em meio às multidões.”

    Será mesmo?

    • Eu tou correndo atrás do meu e conheço gente em situação pior que a minha que com esforço conseguiu um lugar de destaque. E você?

  2. Pingback: Pra não dizer que não falei das flores: Cuba | Okay, Let's Go!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s