PM-USP

Problemas na USP não são como a imprensa mostra

No fim do ano passado a mídia anunciou de forma cansativa a invasão da reitoria da USP por parte de alunos da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), que reivindicavam a saída de João Grandino Rodas do cargo de reitor da Universidade de São Paulo e também a saída da PM, que faz a ronda do campus.

Segundo a imprensa, a invasão começou quando um aluno que fumava maconha dentro do campus foi autuado pela PM. Da forma com que as informações eram passadas nos jornais impressos e telejornais, houve uma demonização dos alunos protestantes. Imagens de alunos com roupas de marca circulavam pelas redes sociais no intuito de caracterizar os protestos como coisa de alunos ricos, ou como todos dizem, “filhinhos de papai”.

O que os jornais sensacionalistas e manipuladores não mostram é o outro lado da moeda. Os vídeos abaixo retratam exatamente a imagem do tipo de proteção que os alunos da universidade encontram no campus, uma PM despreparada para lidar com situações simples.

A agressão de Nicolas Menezes Barreto, aluno de Ciências da Natureza pela Escola de Arte, por parte do PM, identificado como Sargento André Ferreira, joga uma luz sob a questão da PM na USP, mostra que isso vai além da questão da maconha dentro do campus. A PM que reprime um movimento estudantil de forma violenta não pode estar apta a cuidar da segurança do campus.

Antes fosse apenas a falta de aptidão da PM. Fica claro para quem quiser enxergar que a repressão dos alunos tem o grande envolvimento do reitor Rodas, que trata a punho de ferro alunos que arbitrariamente julga como vândalos e drogados, talvez por estes apenas tentarem atrapalhar seu reinado de poder manipulatório.

3 pensamentos sobre “Problemas na USP não são como a imprensa mostra

  1. Pingback: Mais do mesmo: PM fascista e mídia manipuladora x Comunidade do Pinheirinho | Okay, Let's Go!

  2. Pingback: Emicida preso: dedo na ferida do governo elitista e sua PM fascista | OkayLG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s