belo

A revanche do Movimento Gota D’Água

O Movimento Gota D’Água fez um enorme sucesso com o engajamento de atores da TV Globo em sua defesa. O problema é que com isso o movimento foi encarado por muitos como uma tentativa de manipular a opinião pública feita pela emissora.
O movimento não tem relação direta com a emissora, e para provar que não depende de atores globais para promover a preservação da região que pode ser devastada pela usina de Belo Monte, a equipe do Gota D’Água, em conjunto com outras ongs, foi até a cidade de Altamira, que fica no estado do Pará, região da obra, e deu voz à população local e a especialistas.

Confira o vídeo com depoimento dos moradores de Altamira com explicações sobre o que pode acontecer com a construção da usina:

Não se trata de um jogo político, se trata de proteção à nossa biodiversidade, proteção à população que depende dela.

Um movimento de proteção a um local e à sua população lutando contra uma atitude do governo não é exclusividade do Brasil. Na Índia houve um caso parecido. Depois de muito protesto da população e de ongs locais e internacionais, o Ministério do Meio Ambiente e das Florestas da Índia impediu que o governo de Orissa e a Vedanta, uma mineradora multinacional sediada no Reino Unido, desenvolvessem atividades de mineração no topo da montanha Niyamgiri no distrito de Kalahandi. Veja um vídeo da ong Survival International sobre o caso que obteve êxito:

Depois das críticas, e de um milhão de assinaturas em menos de uma semana, o Gota D’Água se juntou às ongs Floresta Faz Diferença, Xingu Vivo Sempre e  ao Instituto Sócio Ambiental, para responder às críticas com especialistas. Confira os vídeos:

Parte 1

Parte 2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s