Ator Wagner Moura é garoto propaganda do Floresta Faz Diferença (Imagem: Flickr/florestafazadiferenca)

Atores da Globo ativistas, o que penso sobre

Desde que postei sobre o Gota D’Água aqui choveu comentários sobre o movimento, negativos e positivos, ainda mais quando citei a sátira de Rafinha Bastos. Li todos, e o que percebi foi que grande parte dos comentários negativos se fundamenta no fato de atores da TV Globo serem quem encabeça o movimento. Vamos discutir isso um pouco.

Primeiro vamos deixar claro: o Gota D’Água não foi o primeiro movimento ativista em que atores da emissora já citada se envolveram, apenas o de maior expressão. Houveram vários outros, entre eles vou citar o Floresta Faz Diferença, onde atores, cantores e outras personalidades são garotos propaganda.

Confira um vídeo do Floresta Faz Diferença com Gisele Bündchen, modelo brasileira:

Bom, vamos à discussão, com base nos comentários do blog.

“Essa turma de gente preocupada com o futuro do Brasil podia usar a mesma energia, a mesma capacidade de mobilização, para tratar do mais sério problema que osso país vive: a corrupção.”

Minha resposta: Não é porque há uma extrema corrupção no país que devamos deixar de lado gastos absurdos com tal usina. Além de que a questão principal é a destruição ambiental.

“A globo esta tentando um golpe político e pouco gente entende. [sic]”

Minha resposta: Belo Monte não é uma questão da TV Globo, antes dos atores da emissora entrarem em campanha contra a construção da usina, muitas pessoas já estavam discutindo o assunto, não é uma questão de golpes políticos, é uma questão de danos ao meio ambiente, à população, aos nossos bens, materiais e naturais.

“Se eu fosse voce eu pesquisaria mais sobre o belo monte (com vídeo entitulado Belo Monte, quem manda no Brasil? sobre James Cameron, diretor do filme Avatar, defendendo a não construção da usina e outro vídeo sobre dados do tamanho da devastação ambiental que a obra causará)”

Minha resposta: Sobre o primeiro vídeo, sim, o Brasil não deve deixar que mandem em suas terras, mas não é só porque o cara é uma celebridade estadunidense que devamos deixar de lado o que ele fala, ainda mais quando o que ele fala tem fundamentos.
Sobre o segundo vídeo,  e daí que Belo Monte devastará uma área pequena da Amazônia? Isso diminui o tamanho da perda? Se dermos espaço para que façam o que a obra prevê, mais tarde teremos devastações piores. Tudo isso vindo de um governo que quer anistiar desmatadores, vocês acham mesmo que é uma questão a se calar, que não é algo grande?
Outra coisa, o Brasil tem sim potencial energético na área das renováveis, basta investir. Se o país está disposto a gastar R$ 30 bilhões em uma usina como Belo Monte, por que não estaria disposto a investir de verdade na energia limpa? (ONU diz que Brasil subaproveita seu potencial em energias renováveis – da BBC Brasil)

“Esse globais são uns xaropes.
Ganham a vida deles deixando o povo cada dia mais burro, e agora querem dar uma de preocupados, com o futuro da nação.”

Minha resposta: Independente de serem atores globais, de fazerem novelas que quase sempre alienam a população, ainda são cidadãos que podem ajudar na luta contra a devastação.

“É necessária construção para não ficarmos dependentes dos EUA e da China, o interesse internacional vem para que o BR ñ seja um pais independente porque sendo ñ vamos precisar importar produtos.”

Minha resposta: Nenhum país é independente dos outros, principalmente quando se fala de produtos, mas ainda assim podemos ser autossuficientes em energia sem a construção de Belo Monte.

Destaco, mas prefiro não comentar:

“Sou a favor da usina da independência do Brasil!”

“acredito em vc rafinha juntos daremos a volta por cima..”

“E QUEM SE IMPORTA COM O MEIO AMBIENTE… O SER HUMANO TEM MAIS É QUE EXPLORAR A NATUREZA DA MELHOR FORMA POSSIVEL, E NO FUTURO A PRÓXIMA GERAÇÃO QUE SE VIRE, ASSIM COMO NÓS ESTAMOS NOS VIRANDO…”

2 pensamentos sobre “Atores da Globo ativistas, o que penso sobre

  1. Pingback: E os índios? Índio quer ir pra cidade, tomar antibiótico… « Okay, Let's Go!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s