Os fabricantes de eletrônicos mais verdes de novembro

Você sabe o quanto o fabricante do seu celular, computador ou impressora polui o meio ambiente? Para responder a isso, o Greenpeace montou o Guia de Eletrônicos Verdes.

No topo encontramos HP, Dell e Nokia, respectivamente no primeiro, segundo e terceiro lugar. Na extremidade oposta amargam RIM (do Blackberry), LG e Toshiba, em último, penúltimo e antepenúltimo lugar, respectivamente.

Segundo a organização, para estar no topo da lista, uma fabricante precisa , “além de demonstrar que seus produtos não contém substâncias químicas perigosas à saúde humana e ambiental, comprovar práticas de redução de emissões de carbono, através de planos de limpeza da matriz elétrica das empresas. O ranking avalia critérios como gasto de energia, uso de materiais tóxicos e reciclagem. O ciclo de vida dos equipamentos é avaliado desde o conteúdo de suas embalagens – papel proveniente de desmatamento ilegal, nem pensar – até o sistema de reciclagem praticado pelas marcas.”

A HP fechou o mês com 5,9 pontos, em uma escala de 10, atingindo o primeiro lugar, mas mostrando que ainda há muito o que melhorar. A Dell, segunda colocada, que antes se encontrava na décima posição, alcançou o feito por conseguir zerar o desmatamento ilegal na fabricação de suas embalagens. A terceira colocada, Nokia, em 2008 figurava como primeira, caindo duas posições por não ter estratégias para a redução do gasto de energia de seus aparelhos.

“Ao incorporar o critério de uso de energia nos processos produtivos, o novo Guia de Eletrônicos mensura o impacto ambiental proveniente de emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes. O resultado final serve como motivação para que empresas equacionem este problema, adotando cada vez mais medidas de eficiência energética ou mesmo geração de energia renovável em suas unidades produtivas” diz Ricardo Baitelo, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

Uma ótima iniciativa essa do Greenpeace, não acham?

Com informações do Greenpeace Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s