GeekModeOn: Sobre as novidades do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)

No fim da noite do último dia 18/10  e começo da madrugada do dia 19/10 a Google lançou em Hong Kong a nova versão do Android, seu sistema móvel, o Ice Cream Sandwich, ou simplesmente Android 4.0, Você confere aqui as principais novidades da nova versão com comentários do OKLG.

Interface: A interface do sistema está remodelada, agora mais sólida e próxima à interface do Android Honeycomb, o Ice Cream Sandwich aceita o desafio de unir tablets e smartphones em um só sistema.
As mudanças vão desde uma nova fonte chamada ‘roboto’ feita especialmente para telas HD que está presente em todo o sistema até  os botões tradicionais do Android (home, back e menu), que agora estão na parte inferior da tela, deixando pra trás os botões físicos.

Há uma perceptível mudança na organização dos ícones, cantos de tela e alinhamento em geral, que mostra que o espaço está sendo melhor aproveitado.

Face Unlock: A partir de agora o reconhecimento facial deixou de ser algo exclusivo dos computadores. O Android 4.0 traz o desbloqueio de tela por reconhecimento facial como função nativa, uma grande inovação!

Mais Lockscreen: Agora, além dos gestos swipe e senhas, também é possível desbloquear o aparelho diretamente com o app da câmera, algo que já viamos nas personalizações da HTC, mas que agora é função nativa para todos os aparelhos com 4.0.

Notificações: Outra grande novidade é a exibição das notificações também na lockscreen, e a possibilidade de descartá-las ali mesmo, com um simples gesto. Os comandos do player de música também aparecem no painel de notificações.

Aplicativos padrão: Os aplicativos padrão foram todos redesenhados, do Gmail ao Google +, todos trazem um visual remodelado, além de alguns contarem com novidades muito bem vindas, como a sincronia de favoritos com o Chrome do navegador e o preview das mensagens no Gmail.

Plano de dados: Agora o Android conta com um controlador de plano de dados nativo, que permite ver o consumo de dados por aplicativo, configurar o seu limite de tráfego e emite avisos quando este limite é ultrapassado. Já existiam aplicativos com essa função, mas é muito bom tê-la como função nativa.

Fotos: A câmera recebeu grande atenção da Google no 4.0. O destaque fica para a função “Zero Shutter Lag”, que elimina aquele lag na hora de bater uma foto e captura a imagem no mesmo instante em que você pressiona o botão. Há também a inclusão das fotos panorâmicas de forma simples como função nativa nessa versão do Android. Outra função nativa adicionada é o reconhecimento facial nas imagens.
Agora também é possível editar e adicionar efeitos às imagens diretamente da galeria, que organiza as fotos por data, local onde foram tiradas e pessoas que estão nelas.

Android Beam: Essa nova função que permite compartilhar arquivos apenas encostando um aparelho no outro, assim como faz o aplicativo Bump, utilizando o NFC, tecnologia de compartilhamento de dados sem fio.
Você compartilha de imagens, vídeos e músicas a páginas da web, contatos, endereços (via Maps), entre outras coisas.
Quando você estiver rodando um jogo, também há a possibilidade de encostar o aparelho em outro e compartilhar o game, levando o outro aparelho à sua página de instalação na Android Market.

O Android Ice Cream Sandwich estará disponível em um primeiro momento no Samsung Galaxy Nexus, que será vendido nos EUA, Europa, China, Coréia e Japão a partir de novembro e em seguida no resto do mundo. Não há previsões para que o sistema chegue em outros aparelhos.

Veja o teaser do Samsung Galaxy Nexus, primeiro aparelho com Android Ice Cream Sandwich.

 

A conclusão é de que a briga pelo mercado móvel continua forte, mas que a Apple não inova tanto quanto na era Steve Jobs, que nem faz tanto tempo assim.

Com informações do Jornal Android e do Android Developer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s