GeekModeOn: Sobre as novidades do iOS 5

O iOS 5, sistema operacional dos iGadgets (iPhone, iPod, iPad), foi lançado no último dia 12/10 e você confere abaixo uma resenha das 10 maiores novidades com comentários do OKLG.

1. Notificações: Finalmente o iOS tem uma barra de notificações, não que ela seja bem uma novidade, já que o Android já tinha um sistema de notificações do tipo desde seu início, mas este sistema de notificações faz toda a diferença para o iOS, pois ninguém aguentava o sistema de notificações de pop-ups.

2. iMessage: Hoje vemos uma espécie de privatização dos aplicativos de mensagens via 3G no estilo WhatsApp. Enquanto a Samsung corre por outra mão com o ChatOn (multiplataforma), a Apple criou um aplicativo mais restrito (como todos os outros aplicativos da empresa) que só pode ser usado no iOS, o que é de fato ruim, mas que não acredito que venha a ser motivo para que os fãs da empresa não usem o aplicativo.

3. App de câmera: A câmera não conta com novidades gritantes, apenas um atalho direto ao app de câmera na tela de desbloqueio, o uso de um dos botões de volume para bater a foto e opções de edição de imagem básicas. Ainda assim as novidades são bem vindas.

4. Banca de jornais: Com o anúncio do Kindle Fire pela Amazon, a Apple parece ter se preocupado, já que aparelho da Amazon não é um iPad killer, mas a empresa tem muito conteúdo. A maçã lançou uma espécie de banca de jornais no iOS 5, uma tentativa clara de concorrência ao conteúdo da Amazon. Será que deslancha?

5. Twitter: Correndo atrás a integração com o Facebook que a Sony Ericsson oferece nos seus novos aparelhos Android, a Apple resolveu espalhar a integração com o Twitter por todo o iOS. Boa jogada.

6. Safari: O novo Safari traz uma navegação mais fluida e configurável pelo usuário. A sincronização de favoritos e configurações online também foi uma boa pedida, e algo que o Android, seu concorrente direto, só poderá ter nativamente quando o seu navegador for o Chrome, que já faz essa sincronização há um tempo.

7. Lembretes: A grande sacada do app de lembretes é a geolocalização. Você pode configurar um lembrete para te notificar quando você estiver em determinado lugar.

8. Mail: Algumas novas formatações e atalhos foram as novidades do Mail.

9. Atualização sem iTunes: Antes do iOS 5 você precisava conectar seu aparelho em um computador com iTunes para poder receber atualizações. Agora o aparelho atualiza sem precisar conectá-lo ao computador. É o corte ao cordão umbilical que veio antes tarde do que nunca.

10. Game Center: O novo Game Center traz algo similar à Live, do Xbox, com pontuações de jogos, comparação com pontuações de amigos, download de jogos dentro do Game Center, jogos multiplayer online, entre outras coisas.

Conclusão: O iOS 5 causou um grande furor e ansiedade para o seu anúncio. A atualização trouxe poucas coisas realmente excitantes, como o sistema de notificações, que já existia nos concorrentes, o Safari remodelado e a atualização sem usar o computador. Fora isso não houveram grandes mudanças.

Será que teremos inovações póstumas a Steve Jobs ou ficará apenas nesses pequenos melhoramentos do que já existe, como temos visto com iPad 2, iOS e iPhone 4S?

Com informações do Gizmodo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s